segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A Teologia da Oração


A oração que Deus responde.

Por: Santos Bernardo dos Santos
Mateus 6: 9-13

Introdução: Como é a sua vida de oração? Quanto tempo você gasta em oração? Será que existe modelo bíblico de oração? Será que Deus responde todas as orações?
Exemplos de homens de oração:
·         Jesus Cristo: Sempre procurava lugares secretos para orar; às vezes ficava a noite toda orando (Lucas 6:12); jejuo 40 dias e 40 noites.
·         T D Jakes – 12 horas em oração
·         Cristãos fervorosos africanos : 72 horas a 7 dias noites em jejum total (sem comida e água ) 14 dias jejum total por 12 horas.

Nota: 08 semanas o ser humano consegue viver sem comer nada e até 03 dias sem beber água.
Contexto:
O Texto se enquadra no sermão da montanha. Jesus advertia aos seus discípulos para não orarem como os hipócritas que gostavam de faziam orações só para mostrar as pessoas; a oração, porém, deve ser dirigida á Deus; Também, advertir que a oração não deve ser repleta de palavras repetidas, como se fosse o quanto fosse repetir comoveria o coração de Deus; todavia, deve ser confiante, porque Deus sabe que você precisa, antes mesmo de  pedir.
A oração que Deus responde
Deus nos criou e redimiu a fim de que pudéssemos ter comunhão com ele e é nisso que consiste a oração: Comunhão com Deus; oramos para falar com Deus sobre ele mesmo, nós, nosso relacionamento com ele e tudo o que existe e acontece na sua criação.
Assim como Deus determinou que o ser humano deve se alimentar para saciar a fome, também determinou que os seus filhos pudessem orar a fim de que certos acontecimentos ocorram.
A oração é, sem dúvida, um dos mais poderosos e eficazes, pois pede ao Deus Todo-Poderoso que aja em nosso favor. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5:16).
Sendo assim, nem toda a oração Deus responde, não por ele ser limitado, mas por causa da nossa ignorância; pois até o desejo de orar, vem de Deus (Rom 8.26). Jesus Cristo quando estava aqui no mundo, estabeleceu um modelo bíblico de uma oração que Deus responde.
1.    Uma oração que envolve Adoração e Louvor (v.9)
Como Pai, Deus nos ama, cuida de nós e anela comunhão e intimidade conosco. Ela deve ser altruísta (Pai nosso) e não egoista (Deus meu); envolve agradecimentos, louvor,
2.    Uma oração que envolve a Submissão “Cristocêntrica” (v.10)
Reino de Deus é a sua soberania, presença do Espírito Santo na vida do cristão e da Igreja; È a manifestação do poder de Deus no tempo passado, na atualidade e na glorificação. Isso inclui a operação do poder de Deus entre o seu povo para destruir as obras de Satanás, curar os enfermos, salvar os perdidos, promover a justiça a sociedade.
Segundo Apóstolo Tiago, muitas orações não são respondidas, devido a nossa insubmissão a Deus, o nosso pecado, as nossas orações egoístas (Tg 4: 1-10);
3.    Uma oração que envolve Confiança Deus (v11)
Temos que orar a Deus confiante na sua soberania em atender as nossas petições; ele conhece as nossas reais necessidades; ele é nosso Pai e tem cuidado de nós. “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5:7).
4.    Uma oração que envolve Confissão (v12)
Devemos tratar de nossos pecados diante de Deus e estar dispostos a perdoar aqueles que nos fizeram mal; caso o cristão não perdoar o seu irmão, Deus também não o perdoará e suas orações não serão respondidas.  Mateus 5: 24 “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e a ti lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e depois vem, e apresenta a tua oferta”.
  1. Uma oração que envolve petição (V.13)
Todos, somos sujeitos a hostilidade e maus propósitos de Satanás; por isso, nunca devemos esquecer de orar para que Deus nos livre do poderio e das ciladas do inimigo. Ele diz clama a mim e responderei, anunciarei coisas grandes e firmes que não sabes (Jeremias 33:3).
Aplicação:
Os cristãos que oram a Deus com sinceridade, fervor, humildade, contrição, um coração purificado e a consciência do seu privilégio, descobrem que o Espírito Santo os leva a orar ainda mais e a confiar plenamente no seu Pai celestial; eles sentem-se compelidos a orar mesmo que não saibam quais pensamentos ou desejos expressar;
teorhemasofia.blogspot.com
A operação misteriosa do Espírito Santo na oração, portanto, se evidencia apenas para aqueles que se dedicam ativamente á oração. Todavia, se você não tem a prática de orar, aprenda a orar com Jesus e se você já tem essa pratica, continue orando sem cessar.

2 comentários: